Sejam bem-vindos!

  • Olhamos um para o outro e decidimos dar um passo importante em nossas vidas...

Agradecimentos

Agradecemos de todo coração a presença de todos que participaram deste momento tão especial em nossas vidas.
Não esquecendo daqueles que nos ajudaram a realizar um evento perfeito e cheio de magia.
Estamos muito felizes com esta fase que se inicia e que vai durar para sempre!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Copiando Fernã...

Li um Post no Blog de Fernã, minha Hey Sister (http://www.eusempresobrevivo.blogspot.com/) e gostei muito.
Copiei descaradamente mesmo sendo um Meme que ela recebeu e eu não ter sido indicada.

É o seguinte: Tenho que escolher uma foto ou vídeo de um filme que tem a ver comigo nesse momento. Assisti há pouco tempo e gostei muito.

Escolhi uma o filme ESCRITORES DA LIBERDADE



O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento.

Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues.

Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar.

Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.

Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade

Escolhi um diálogo muito interessante entre a Mrs G e um Aluno que estava envolvido com gangues e um irmão na cadeia condenado. A mãe dele só estava esperando a hora dele seguir os passos do irmão:

"Erin Gruwell: A Avaliação final era para que você se desse uma nota por seu trabalho realizado.Você se deu um F. O que é isso?

Andre: É a nota que sinto que mereço. Só isso.

Erin Gruwell: Ah é mesmo?[pausa]

Erin Gruwell: Você sabe o que é isso? Isto é um FODA-SE para mim e para todos na turma.Eu não quero desculpas.Eu sei o que você tem que lutar contra.Nós todos lutamos contra alguma coisa. Então é melhor você repensar porque até você poder olhar para mim direto, olho no olho e me diser que isso é tudo que você merece, eu não vou deixar você falhar.Mesmo que isso signifique ir a sua casa todas as noites até você terminar seu dever de casa. Eu vejo quem você é.Você me entende?Eu posso te ver.E você não está falhando."

E uma música ou parte dela que tivesse a ver com o momento ou o filme:

A Estrada

Cidade Negra

Você não sabe

O quanto eu caminhei

Prá chegar até aqui

Percorri milhas e milhas

Antes de dormir

Eu nem cochilei

Os mais belos montes

EscaleiNas noites escuras

De frio chorei, ei , ei

Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!...(2x)

A vida ensina

E o tempo traz o tom

Prá nascer uma canção

Com a fé do dia-a-dia

Encontro a solução

Encontro a solução...

Quando bate a saudade

Eu vou pro mar

Fecho os meus olhos

E sinto você chegar

Você, chegar...

(...)Meu caminho só meu pai

Pode mudarMeu caminho só meu pai

Meu caminho só meu pai...Together..Together..

Nada mais próximo do que vivo no meu dia-a-dia como educadora... continuo tentando e acreditando que podemos melhorar... tenho feito minha parte.


Regras:

1 – Escolha uma foto ou vídeo de um filme que você gosta;

2 – Coloque o trecho de uma música que tem a ver com aquele momento;

3 – Escreva estas regras em seu blog;

4 – Indique cinco amigos.

Nenhum comentário: